“O
livro é aquele brinquedo,
por incrível que pareça,
que, entre um mistério e um segredo,
põe idéias na cabeça. (Maria
Dinorah)
ORGANIZAÇÃO:
BIBLIOTECÁRIA
LICIA E VICE DIRETORA MARAIZA
PROJETO
DIA DO LIVRO
Podemos
chamá-lo de “Chave da Sabedoria”, “Amigo que Fala” ou “Janela do Saber”.
É o melhor presente que se pode dar a uma criança, e é urgente que possamos
ensiná-la a amar os livros.
JUSTIFICATIVA
O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo e um alicerce importantíssimo para a formação da sociedade. Ele permite que cada cultura imprima seus traços essenciais e mostra a identidade de outras. É um vetor de criação, informação e educação. Podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos.
O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo e um alicerce importantíssimo para a formação da sociedade. Ele permite que cada cultura imprima seus traços essenciais e mostra a identidade de outras. É um vetor de criação, informação e educação. Podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos.
É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ele se
aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo, sua capacidade crítica e
criativa. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio
e pela emoção das histórias. Com o livro é possível escolher entre uma história
do passado, do presente ou da fantasia.
OBJETIVOS
·
Colocar os alunos em contato com vários tipos de
livros, para que os descubra: diferentes tamanhos, encadernações, ilustrações,
linguagens.
·
Implantar ou alimentar o hábito de leitura.
·
Descobrir talentos relacionados com os livros:
escritor, diagramador, ilustrador.
·
Reconhecer
que o livro é o melhor meio para crescermos na sabedoria e inteligência;
·
Valorizar os momentos da leitura, entendendo que é
o melhor caminho para despertar nosso conhecimento de mundo
PÚBLICO
ALVO
·
Alunos da
Educação Infantil e Ensino Fundamental.
PERÍODO
·
Terceira
semana de abril de 15 a 19/04/2013.
ORGANIZAÇÃO
E DESENVOLVIMENTO
Atividades variadas são propostas à semana, para cada classe de alunos. A escola toda pode envolver-se em atividades como “Feira do Livro”, “Tarde de Leitura”, “Exposição de Livros Raros”, “Gincana de livros literários”, Teatro e Fantoche para os alunos do Ensino Fundamental I e II. A sala que recolher maior quantidade de livros literários ganhará uma manhã de filme educativo com pipoca, suco e sorvete. Uma turma para cada turno.
ETAPAS
PREVISTAS
SEGUNDA-FEIRA
Ø
Recolher os livros literários em cada sala e
fazer a contagem dos mesmos sempre incentivando os alunos para o recolhimento.
TERÇA-FEIRA
Ø
Recolher os livros literários em cada sala e
fazer a contagem dos mesmos sempre incentivando os alunos para o recolhimento.
Postado por: Marazia Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário