ORGANIZAÇÃO: PROFESSORA MARAIZA APARECIDA DE CARVALHO
APOIO: Diretora Maria Inês
“Construir um
ambiente de paz dentro das escolas, originando atitudes de respeito,
colaboração e compreensão, entre alunos, professores e comunidade
escolar; focando as diferenças, e os valores que fazem do universo escolar, um espaço múltiplo da formação de
caráter e da personalidade do educando, que permitem desenvolver uma cultura
humanizada, com ações pautadas nos temas geradores de cada bimestre
PÚBLICO ALVO
Educação Infantil ao 9° Ano - turno matutino e vespertino.
TEMA: Promoção
de uma cultura da PAZ NA ESCOLA.
APRESENTAÇÃO
Nós, educadoras, devemos nos
comprometer com a construção da cidadania através do desenvolvimento de valores
essenciais no mundo em tempo de profunda violência que assusta toda sociedade.
Elaboramos este projeto sobre a PAZ através do qual promoveremos ações efetivas
dentro da escola, na família, na rua, no bairro e na cidade. Sabemos que somos
instrumentos de construção de um mundo mais harmônico. Se houver PAZ na nação,
com certeza haverá PAZ no mundo, na escola.
Vivemos em uma era de
violência; sofremos violência cada vez maiores e com mais constância.
Assistimos quotidianamente manifestações de violência. A violência entra em
nossas escolas, em nossas casas, em nossas vidas, nossos valores, nossas
famílias e nosso comportamento.
A
violência é um sinal, um sintoma de uma sociedade que não criou apreço pelos
valores e acabou formando adultos sem referências de cidadania e de respeito
pelo próximo. A violência é a marca de uma sociedade excludente( que exclui em
todos os sentidos, até afetivos).
Diante
desse quadro atual da realidade é imprescindível que sejam tomadas atitudes
capazes de conscientizar a sociedade sobre a importância dos valores humanos no
combate a essa violência que assola a convivência entre os nossos alunos.
Sabendo
que o ser humano tem sua base na família e continuidade de seu desenvolvimento,
na escola, justifica-se a aplicação desse projeto pedagógico com o desafio de
trabalhar o tema de valores, na intenção de procurar, tanto nas questões
práticas do cotidiano com a realidade social excludente, desenvolver o senso de
respeito, justiça, solidariedade, responsabilidade social e acima de tudo a PAZ
dentro da escola.
Podemos
perceber que quando você humilha um aluno você o está chamando para um duelo. A
violência ocorre quando não é mais possível conversar tem que haver diálogo na
escola, nos CRAS, nos Conselhos Tutelares, temos que trabalhar unidos, para que
a PAZ possa voltar no nosso espaço
escolar. A conversa é um caminho para a PAZ.
Os conflitos de fora da escola desaba dentro da
escola. Esse jovem, esse aluno violento não tem como mudar de escola, de
endereço, sem que você possa fazer algo para ajudá-lo, já que o seu meio não
está dando essa oportunidade em sua vida. Devemos trabalhar a relação interior
desse aluno.Trabalhar uma conciliação. Não há aprendizagem em um ambiente
violento, precisamos mudar. Maximinizar esse
conflito. Gentiliza gera gentileza.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar
situações para que o educando possa desenvolver os valores humanos existentes
no seu ser, para que este possa interagir de forma integral, participando e
agindo, dentro de uma moral e ética responsável contribuindo para uma relação
verdadeira permeada por princípios morais.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abertura será em maio no Dias das Mães com uma palestra sobre a Valorização, respeito e paz na família.( Responsabilidade dos supervisores e
orientadores o Palestrante desse dia).
Palestra com o Professor e Psicanalista João Marcos da Faculdade Atenas.
Ao final
do segundo bimestre apresentações de danças e teatro ( cada professor das áreas
específicas, escolherão uma turma para apresentações dos temas desenvolvidos em
sala de aula, através de danças, teatro, músicas, murais).
METODOLOGIA
Os valores a serem
trabalhados deverão envolver todas as áreas de conhecimento com atividades que
despertem a reflexão destes. O professor poderá aproveitar-se ocasiões do
cotidiano como uma noticia de jornal, um desentendimento entre alunos em sala
de aula, um acontecimento na comunidade referente ao tema trabalhado, bem como
ocasiões planejadas pelo professor.
Conversando
com os alunos, explicando sobre o projeto.
Trazendo
uma pessoa para dar uma palestra sobre Paz.
Pesquisando
em grupos sobre a origem de tanta violência.
Pesquisando
sobre suas causas e consequências das agressões ambientais.
Elaborando
cruzadinha, caça-palavras, acrósticos.
Ouvindo
músicas e cantando referentes ao tema.
Produzindo
redações, poesias, paródias e teatro.
Confeccionar
cartazes com desenhos e frases sobre a Paz.
Realizar
passeatas em favor da Paz.
Produção
de Texto.
Organizar
murais sobre valores a serem abordados por cada turma.
Incentivar e proporcionar a leitura e a
produção de texto com o valor em questão, concurso de redação.
Exibição
de filmes ou documentários para análise e reflexão dos temas.
Produção de paródias, acrósticos, frases e
poesias.
Produzir um alfabeto de valores.
Realização de dinâmica de grupos que favoreçam
reflexões sobre o tema.
Leitura
imagética e carta enigmática.
Descrição
Dissertação
Música
Palestra
Pesquisa
Grafismo;
Grafite.
Trabalhar
o estatuto da Criança os seus deveres( História)
DIREÇÃO DA ESCOLA
DIREÇÃO DA ESCOLA
A direção da escola convidou a Presidente do Conselho Tutelar para falar sobre o E.C.A. Os direitos e deveres das crianças e adolescentes na escola. Ela falou que: O Estatuto divide-se em 2 livros: o primeiro trata da proteção dos direitos fundamentais à pessoa em desenvolvimento e o segundo trata dos órgãos e procedimentos protetivos. Encontram-se os procedimentos de adoção, a aplicação de medidas sócio-educativas, do Conselho Tutelar, e também dos crimes cometidos contra crianças e adolescentes. Os alunos da escola sob a coordenação da Conselheira Josy apresentaram uma peça, sobre os Direitos e Deveres dos alunos. Falou também sobre a delegacia de menor que abriu em Unai, em Paracatu chegou um delegada para menor também.E falou para os alunos que querem todos em bom caminho que não querem ver eles em situações que já muitos em outras cidades.
INTERDISCIPLINARIDADE
Todas as atividades serão
trabalhadas de acordo com o projeto e objetivos específicos de cada disciplina,
integrando-os de forma a se complementar no decorrer do semestre. O projeto está sendo desenvolvido com todas as turmas dos turnos
matutino e vespertino da escola, seguindo a programação abaixo:
Prof. Português
Tema: Paz na escola
A Professora Ana Aparecida de Português trabalhando o projeto em sala de aula,achou fiável realizar um louvor. Aconteceu dia 06/06/13 no turno matutino com o objetivo de Louvar a Deus, Trazer a Paz na Escola e na Sociedade, Fazer com que os alunos sintam a presença de Deus na Escola.Teve como convidado o Pastor Thiago da Comunidade Sara Nossa Terra, onde ele fez a Leitura do Evangelho com reflexão, meditação e a presença da Banda Missão Ruah com músicas belíssimas gospel. Os alunos louvaram, cantaram e ouviram muitas orações sobre a Paz nessa manhã na escola. Percebemos a emoção e entusiamos dos alunos nesse dia.
A Professora de Português e Ensino Religioso Arlete, também está trabalhando com o Projeto em suas aulas, convidou o Professor e Psicanalista João Marcos para falar sobre o tema: Paz na Família/Sociedade. As alunas do 8º Ano Mercúrio convidaram o Pastor Thiago com sua banda para um grande louvor na escola.Todos participaram das apresentações e foi um grande sucesso.
Prof. Matemática
Tema: Paz na sociedade
Tema: Paz na sociedade
Prof. Ciências
Tema: Paz interior/Paz na Escola
Tema: Paz interior/Paz na Escola
Prof. História
Tema: Paz na Diversidade/Paz na sociedade
Tema: Paz na Diversidade/Paz na sociedade
Prof. Inglês
Tema: Paz interior /Paz no Mundo
Tema: Paz interior /Paz no Mundo
Profª.Ensino Religioso
Tema: Paz na família
Prof. Geografia
Tema: Paz no meio ambiente
Tema: Paz na família
Prof. Geografia
Tema: Paz no meio ambiente
Prof. Arte
Tema: Paz no meio ambiente/Paz no trânsito
Tema: Paz no meio ambiente/Paz no trânsito
Prof. Educação Física
Tema: Paz no esporte
Tema: Paz no esporte
O Professor Newton( Júnior)
de Educação Física iniciou o projeto em suas aulas com o filme: GUANGUE ESTÁ EM CAMPO, baseado em uma história verídica, o filme narra a história de um grupo de adolescente deliguentes que conseguiram uma segunda chance de transformar suas vidas através do futebol americano.
Prof. 1° ao 5° ano
Tema: Paz na Escola/ Paz na Família/ Paz no Mundo.
Professora Argentina do 1° ano trabalhou com seus alunos a Paz na Família, cada aluninhos desenharam a sua família. Ela montou um mural com seu belos trabalhos.
AVALIAÇÃO
Por considerar a avaliação como um processo contínuo, ela acontece através da verificação do desenvolvimento das atividades e das ações propostas para saber se estão ou não contribuindo para a mudança de atitudes de violência e comportamentos indisciplinares do alunado.
Cada professor, dentro das necessidades específicas de sua disciplina, determinará os aspectos avaliativos que deverá utilizar.
“Tentar e falhar é, pelo menos,
aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter
sido.” Geraldo
Eustáquio
Postado pela professora: Maraiza Carvalho.
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