quinta-feira, 23 de maio de 2013

PROJETO INTERDISCIPLINAR: AÇÃO PEDAGÓGICA PROMOÇÃO DE UMA CULTURA DA PAZ NA ESCOLA.


ORGANIZAÇÃO: PROFESSORA MARAIZA APARECIDA DE CARVALHO
APOIO:  Diretora Maria Inês




“Construir um ambiente de paz dentro das escolas, originando atitudes de respeito, colaboração e compreensão, entre alunos, professores e comunidade escolar; focando as diferenças, e os valores que fazem do universo escolar, um espaço múltiplo da formação de caráter e da personalidade do educando, que permitem desenvolver uma cultura humanizada, com ações pautadas nos temas geradores de cada bimestre


PÚBLICO ALVO
Educação Infantil ao 9° Ano - turno matutino e vespertino.

TEMA: Promoção de uma cultura da PAZ NA ESCOLA.

APRESENTAÇÃO
                   Nós, educadoras, devemos nos comprometer com a construção da cidadania através do desenvolvimento de valores essenciais no mundo em tempo de profunda violência que assusta toda sociedade. Elaboramos este projeto sobre a PAZ através do qual promoveremos ações efetivas dentro da escola, na família, na rua, no bairro e na cidade. Sabemos que somos instrumentos de construção de um mundo mais harmônico. Se houver PAZ na nação, com certeza haverá PAZ no mundo, na escola.
Vivemos em uma era de violência; sofremos violência cada vez maiores e com mais constância. Assistimos quotidianamente manifestações de violência. A violência entra em nossas escolas, em nossas casas, em nossas vidas, nossos valores, nossas famílias e nosso comportamento.
            A violência é um sinal, um sintoma de uma sociedade que não criou apreço pelos valores e acabou formando adultos sem referências de cidadania e de respeito pelo próximo. A violência é a marca de uma sociedade excludente( que exclui em todos os sentidos, até afetivos). 

 JUSTIFICATIVA  
Diante desse quadro atual da realidade é imprescindível que sejam tomadas atitudes capazes de conscientizar a sociedade sobre a importância dos valores humanos no combate a essa violência que assola a convivência entre os nossos alunos.
Sabendo que o ser humano tem sua base na família e continuidade de seu desenvolvimento, na escola, justifica-se a aplicação desse projeto pedagógico com o desafio de trabalhar o tema de valores, na intenção de procurar, tanto nas questões práticas do cotidiano com a realidade social excludente, desenvolver o senso de respeito, justiça, solidariedade, responsabilidade social e acima de tudo a PAZ dentro da escola.
Podemos perceber que quando você humilha um aluno você o está chamando para um duelo. A violência ocorre quando não é mais possível conversar tem que haver diálogo na escola, nos CRAS, nos Conselhos Tutelares, temos que trabalhar unidos, para que a PAZ possa  voltar no nosso espaço escolar. A conversa é um caminho para a PAZ.
 Os conflitos de fora da escola desaba dentro da escola. Esse jovem, esse aluno violento não tem como mudar de escola, de endereço, sem que você possa fazer algo para ajudá-lo, já que o seu meio não está dando essa oportunidade em sua vida. Devemos trabalhar a relação interior desse aluno.Trabalhar uma conciliação. Não há aprendizagem em um ambiente violento, precisamos mudar. Maximinizar esse  conflito. Gentiliza gera gentileza.

OBJETIVO GERAL
Possibilitar situações para que o educando possa desenvolver os valores humanos existentes no seu ser, para que este possa interagir de forma integral, participando e agindo, dentro de uma moral e ética responsável contribuindo para uma relação verdadeira permeada por princípios morais.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Abertura será em maio no Dias das Mães com uma palestra sobre  a Valorização, respeito e paz na família.( Responsabilidade dos supervisores e orientadores o Palestrante desse dia).
Palestra com o Professor  e Psicanalista João Marcos da Faculdade Atenas.



Ao final do segundo bimestre apresentações de danças e teatro ( cada professor das áreas específicas, escolherão uma turma para apresentações dos temas desenvolvidos em sala de aula, através de danças, teatro, músicas, murais).

METODOLOGIA

Os valores a serem trabalhados deverão envolver todas as áreas de conhecimento com atividades que despertem a reflexão destes. O professor poderá aproveitar-se ocasiões do cotidiano como uma noticia de jornal, um desentendimento entre alunos em sala de aula, um acontecimento na comunidade referente ao tema trabalhado, bem como ocasiões planejadas pelo professor.
*                 Conversando com os alunos, explicando sobre o projeto.
*                 Trazendo uma pessoa para dar uma palestra sobre Paz.
*                 Pesquisando em grupos sobre a origem de tanta violência.
*                 Pesquisando sobre suas causas e consequências das agressões ambientais.
*                 Elaborando cruzadinha, caça-palavras, acrósticos.
*                 Ouvindo músicas e cantando referentes ao tema.
*                 Produzindo redações, poesias, paródias e teatro.
*                 Confeccionar cartazes com desenhos e frases sobre a Paz.
*                 Realizar passeatas em favor da Paz.
*                 Produção de Texto.
*                 Organizar murais sobre valores a serem abordados por cada turma.
*                  Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de texto com o valor em questão, concurso de redação.
*                 Exibição de filmes ou documentários para análise e reflexão dos temas.
*                  Produção de paródias, acrósticos, frases e poesias.
*                  Produzir um alfabeto de valores.
*                  Realização de dinâmica de grupos que favoreçam reflexões sobre o tema.
*                 Leitura imagética e carta enigmática.
*                 Descrição
*                 Dissertação
*                 Música
*                 Palestra
*                 Pesquisa
*                 Grafismo;
*                 Grafite.
*                 Trabalhar o estatuto da Criança os seus deveres( História)

DIREÇÃO DA ESCOLA


A direção da escola convidou a Presidente do Conselho Tutelar para falar sobre o E.C.A. Os direitos e deveres das crianças e adolescentes na escola. Ela falou que: O Estatuto divide-se em 2 livros: o primeiro trata da proteção dos direitos fundamentais à pessoa em desenvolvimento e o segundo trata dos órgãos e procedimentos protetivos. Encontram-se os procedimentos de adoção, a aplicação de medidas sócio-educativas, do Conselho Tutelar, e também dos crimes cometidos contra crianças e adolescentes. Os alunos da escola sob a coordenação da Conselheira Josy apresentaram uma peça, sobre os Direitos e Deveres dos alunos. Falou também sobre a delegacia de menor que abriu em Unai, em Paracatu chegou um delegada para menor também.E falou para os alunos que querem todos em bom caminho que não querem ver eles em situações que já muitos em outras cidades.






















      INTERDISCIPLINARIDADE

Todas as atividades serão trabalhadas de acordo com o projeto e objetivos específicos de cada disciplina, integrando-os de forma a se complementar no decorrer do semestre. O projeto está sendo desenvolvido com todas as turmas dos turnos matutino e vespertino da escola, seguindo a programação abaixo:

Prof. Português
Tema: Paz na escola
A Professora Ana Aparecida de Português trabalhando o projeto em sala de aula,achou fiável realizar um louvor. Aconteceu  dia 06/06/13 no turno matutino com o objetivo de Louvar a Deus, Trazer a Paz na Escola e na Sociedade, Fazer com que os alunos sintam a presença de Deus na Escola.Teve como convidado o Pastor Thiago da Comunidade Sara Nossa Terra, onde ele fez a Leitura do Evangelho com reflexão, meditação e a presença da Banda Missão Ruah com músicas belíssimas gospel. Os alunos louvaram, cantaram e ouviram muitas orações sobre a Paz nessa manhã na escola. Percebemos a emoção e entusiamos dos alunos nesse dia.













































 A Professora de Português e Ensino Religioso Arlete, também está trabalhando com o Projeto em suas aulas, convidou o Professor e Psicanalista João Marcos para falar sobre o tema: Paz na Família/Sociedade. As alunas do 8º Ano Mercúrio convidaram o Pastor Thiago com sua banda para um grande louvor na escola.Todos participaram das apresentações e foi um grande sucesso.







Prof. Matemática
            Tema: Paz na sociedade
Prof. Ciências
            Tema: Paz interior/Paz na Escola
Prof. História
            Tema: Paz na Diversidade/Paz na sociedade
Prof. Inglês
             Tema: Paz interior /Paz no Mundo
Profª.Ensino Religioso
            Tema: Paz na família

            Prof. Geografia
           Tema: Paz no meio ambiente
Prof. Arte
            Tema: Paz no meio ambiente/Paz no trânsito

Prof. Educação Física
           
Tema: Paz no esporte
O Professor Newton( Júnior)
de Educação Física iniciou o projeto em suas aulas com o filme: GUANGUE ESTÁ EM CAMPO, baseado em uma história verídica, o filme narra a história de um grupo de adolescente deliguentes que conseguiram uma segunda chance de transformar suas vidas através do futebol americano.






Prof. 1° ao 5° ano
Tema: Paz na Escola/ Paz na Família/ Paz no Mundo.
Professora Argentina do 1° ano trabalhou com seus alunos a Paz na Família, cada aluninhos desenharam a sua família. Ela montou um mural com seu belos trabalhos.





AVALIAÇÃO

            Por considerar a avaliação como um processo contínuo, ela acontece através da verificação do desenvolvimento das atividades e das ações propostas para saber se estão ou não contribuindo para a mudança de atitudes de violência e comportamentos indisciplinares do alunado.
         Cada professor, dentro das necessidades específicas de sua disciplina, determinará os aspectos avaliativos que deverá utilizar.

“Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido.” Geraldo Eustáquio

Postado pela professora: Maraiza Carvalho.







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